1380Na última semana, a Daimler inaugurou em Oragadam-Chennai, na Índia, a nova fábrica de caminhões do Grupo. A nova planta, da DCIV (Daimler India Commercial Vehicles), produzirá os caminhões da marca BharatBenz. A unidade foi construída em apenas dois anos em um espaço de 160 hectares que abrigará ainda o centro integrado de pesquisa e desenvolvimento, além de pistas de testes. O investimento total é de 44 bilhões de rúpias indianas (mais de 700 milhões de euros), incluindo as instalações para a fabricação dos veículos, bem como as atividades de pesquisa e desenvolvimento. O início de produção dos caminhões pesados BharatBenz está programado para o terceiro trimestre de 2012. “Nossa nova planta de Oragadam-Chennai compartilha os altos padrões de qualidade da Daimler com suas plantas associadas em todo o mundo e, ao mesmo tempo, é exclusiva. Trata-se da única planta da Daimler no mundo a abrigar produtos que combinam a engenharia indiana com o DNA alemão e japonês no mesmo local. Desta forma, estamos excelentemente posicionados para um dos mercados de caminhões mais fortes e com crescimento mais rápido do mundo”, destaca Dieter Zetsche, presidente do Conselho de Administração da Daimler AG & responsável pela Divisão de Automóveis.As instalações em Oragadam-Chennai vão produzir a linha de produtos BharatBenz para o mercado indiano de alto volume. Alguns modelos de caminhões têm como base a plataforma do Mercedes-Benz Axor, enquanto outros são construídos sobre a série Fuso Canter. A fábrica de Chennai possui uma capacidade inicial de produção de 36.000 unidades ao ano, estando projetada para permitir um aumento para mais de 70.000 veículos comerciais ao ano. Em janeiro deste ano, a companhia apresentou ao mercado o primeiro caminhão da marca. Até 2014, a companhia prevê um portfólio de 17 veículos comerciais BharatBenz. Os caminhões atenderão à norma de emissões da Índia BS III, similar ao Euro 3. Na ocasião, Andreas Renschler, executivo do Board da Daimler AG e responsável pelas divisões de caminhões e ônibus do grupo, afirmou: “Nosso foco é o crescimento lucrativo. Desejamos aumentar as vendas nos mercados já existentes, bem como nos novos. A estratégia para os novos mercados emergentes é operar de maneira tão globalizada quanto possível e de maneira tão local quanto necessária. Os caminhões BharatBenz refletem essa estratégia”.