A Dana – fornecedora de produtos de driveline (eixos, cardans e componentes de suspensão), tecnologias de energia (produtos de vedação e gerenciamento térmico), e peças originais de reposição para os fabricantes de veículos leves e pesados – acaba de completar 67 anos de atividades no Brasil. A empresa, fundada em 1947, em Porto Alegre, por Ricardo Bruno Albarus, destacou-se por ser uma das precursoras da indústria automobilística brasileira, especializando-se na produção de peças para a crescente frota de veículos importados que circulavam no País.
A Dana disponibiliza ao mercado portfólio que inclui eixos dianteiros não-tracionados, traseiros, eixos cardans e componentes de suspensão itens que a posicionam como a única fornecedora completo de Driveline para Veículos Comerciais na América do Sul, por intermédio de suas operações em Gravataí, RS, e Diadema e Sorocaba, SP, as quais empregam 2500 colaboradores.
Para Raul Germany, country manager da empresa no Brasil, o grande desafio é a busca pela competitividade local e global. \”Estamos investindo na disseminação e fortalecimento da cultura de melhoria contínua, na capacitação e formação dos nossos colaboradores e no seu, cada vez maior, engajamento. Só assim poderemos crescer no Brasil e no exterior\”, enfatiza o executivo.
Os clientes da empresa incluem fabricantes de veículos no mercado global, automóveis comerciais e fora de estrada. Com sede em Maumee, Ohio, a Dana emprega aproximadamente 25.000 pessoas, em 26 países, e obteve vendas globais de aproximadamente US$ 6,8 bilhões em 2013. Já na América do Sul, a empresa tem operações na Argentina, Brasil, Colômbia, Equador e Venezuela, que empregam cerca de 3.800 pessoas.