Estudo encomendado pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem do Rio Grande do Sul (DAER), foi apresentado quarta-feira (30/04), em Porto Alegre/RS, que confirma a pequena parcela de responsabilidade nos danos ocasionados nos pavimentos por bitrens. O estudo realizado pelo Laboratório de Sistemas de Transportes da Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, concluiu que o uso das Combinações de Veículos de Carga (CVCs) implica na possibilidade de aumentos variáveis entre 1,2 e 4,3% nos danos causados, o qual corresponderia a uma redução da vida útil dos pavimentos entre 0,6 e 4,3%. “É pouco significativo se considerar as vantagens decorrentes do aumento de produtividade do transporte, do menor custo de combustíveis, de pneus e da redução do número de acidentes”. “No caso de pavimentos dimensionados para suportar a ação de tráfego dentro dos limites legais de carga por eixo, quando submetidos a excesso de carga da ordem de 20%, praticado por 30% dos veículos da frota, pode determinar uma redução de até 24% da vida útil prevista do pavimento”, conclui o professor Fortini Albano, responsável pela pesquisa.