A Delphi vai exibir no próximo Congresso da SAE Brasil, de 7 a 9 de outubro, em São Paulo, suas mais novas tecnologias que ajudam os veículos a reduzirem emissões, economizarem combustível e matéria-prima, além de trazerem mais segurança e durabilidade. Além da primeira motocicleta bi-combustível, a empresa traz ao evento seu novo módulo eletrônico, o qual elimina relés e fusíveis, sistema de partida a frio e novo modelo gás refrigerante para ar-condicionado

A moto bi-combustível foi desenvolvida junto com a AME Amazonas Motocicletas Especiais e em breve estará à venda. A nova motocicleta AME GA, além de permitir escolher entre gasolina, álcool ou ambos, e ter uma menor geração de gases do efeito estufa e economia. Além dos sistemas de gerenciamento de motor e bombas de combustível Multi Fuel®, a empresa fornecerá chicotes elétricos, conectores e sensores de temperatura para esta nova motocicleta.

– Multi Fuel®
A empresa está trabalhando no primeiro sistema diesel + álcool, que poderá ser adotado por caminhoneiros e mercado agrícola. A utilização dessa tecnologia traz como vantagens um custo operacional mais baixo e, naturalmente, emissões mais limpas.

– MAPEC®
A empresa criou um novo tipo de central eletrônica para automóveis que reduz, ou até mesmo elimina completamente, fusíveis, relés e módulos eletrônicos. Chamados de MAPECs (Multiple Application Electrical Center), os dispositivos são uma nova solução eletro-eletrônica para veículos de baixo custo, com a função de centralizar as principais atividades do sistema de distribuição de energia.

– Multi Fuel® de partida a frio
Desenvolvido pela Delphi em seu Centro de Tecnologia em Piracicaba (SP), o sistema Multi Fuel® de partida a frio concentra-se no aquecimento do álcool combustível durante a partida do veículo, evitando a injeção de gasolina durante as primeiras voltas do motor. Desta forma, a combustão ocorre de maneira mais completa resultando num funcionamento mais suave e eficiente, além de também reduzir as emissões de gases.

– CO2 para ar-condicionado
Para estar de acordo com todas as exigências da Comissão Européia, que determina que, a partir de 2011, os veículos de plataforma nova não poderão mais usar o gás refrigerante R-134a, utilizado em todo o mundo, a Delphi desenvolveu o Sistema CO2, ou R-744, que, por ser um gás natural, se dispersa facilmente na atmosfera, reduzindo consideravelmente os efeitos ao meio ambiente.