O Detran do Rio Grande do Sul informa que no ano passado registrou 1,8 milhão de infrações em todo o estado. Só para se ter uma ideia, o número representa mais de 5 mil infrações ao dia e 212 cometidas por hora nas ruas e estradas da região gaúcha.O levantamento não é final,  pois o Departamento levou em consideração somente as autuações que concluíram todos os prazos para defesa e recursos e ainda irá contabilizar os dados dos últimos dois meses de 2010.

No ranking de infrações, excesso de velocidade é a mais cometida. Até o momento, o Detran contabilizou 1,9 mil infrações diárias no ano passado, índice atingido graças aos controladores de velocidade eletrônicos, que registram as infrações automaticamente. Além disso, 553 veículos foram flagrados com alguma irregularidade (pneus carecas, farol queimado etc), 432 estacionados em local proibido e 278 condutores sem cinto de segurança a cada dia do ano. Falta de licenciamento, placas ilegíveis, estacionamento em lugar proibido e o não uso do cinto de segurança também aparecem na lista de ocorrências.

O resultado ainda mostra que 30,5 mil ocorrências com motociclistas que dirigiam sem documento de habilitação ou com documento irregular foram registradas. Enquanto, 8,1 mil motoristas de caminhão foram flagrados ao dirigir sem cinto de segurança.

Fonte: Jornal do Comércio – RS