Após ministrar uma palestra promovida pelo Núcleo de Logística do Rio Grande do Sul, o diretor geral da TNT Logistics América do Sul, Giuseppe Chiellino, revelou que 65% das 500 maiores empresas do mundo terceirizam a logística, com o objetivo de reduzir custos, implantar novas tecnologia, melhorar serviços, otimizar a cadeia de abastecimento e ainda melhorar o atendimento ao cliente.
Através do tema \”Terceirização Logística, Gerando Vantagens Competitivas para sua Empresa\”, o executivo destacou que o mercado de logística está em crescimento. \”Neste nicho não há competição como em outros segmentos, onde os competidores fazem coisas incríveis para ganhar o mercado, o que não acontece na logística, cuja competição é mais saudável\”, disse Chiellino.
O diretor geral da TNT salientou ainda que no Brasil o desenvolvimento da logística é prejudicado pelo excesso de burocratização, pela legislação tributária, deficiência na infra-estrutura com rodovias em péssimas condições de trafegabilidade, além de indicadores macroeconômicos oscilantes, com mudanças no câmbio que influenciam as estratégias das empresas e o modo de gerenciar a logística.