Em um encontro realizado pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) realizado nesta semana em Brasília/DF, coordenadores do Programa Despoluir revelaram preocupação com eventuais problemas no abastecimento de diesel para os novos veículos do Proconve P-7 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores). Segundo eles, há “receio de que o combustível com menor teor de enxofre exigido para os novos motores não esteja disponível em todas as regiões do País em 2012”.
“No Rio Grande do Norte ainda usamos o diesel S-1800. Quero saber se temos alguma promessa de receber o S-50”, questionou Danilo Amaral, coordenador do Programa Ambiental do Transporte na Fetronor (Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste). Pensando nisso, o coordenador do Despoluir na Fetransportes (Federação das Empresas de Transportes do Espírito Santo), João Carlos Fernandes, sugeriu uma ação institucional da CNT para garantir o abastecimento dos novos veículos por onde eles trafegarem.
A coordenadora de Projetos Especiais da CNT, Marilei Menezes, lembrou que o abastecimento de combustível está previsto no termo de compromisso assinado pela Petrobras e pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis). “Tirar o enxofre do diesel é caro. Por isso, a Petrobras está montando plantas para o Diesel S10 (previsto para 2013) e anunciou que vai importar o S50 em 2012”, lembrou.
Fonte: CNT