Os distribuidores de autopeças investem em treinamento e capacitação profissional de vendedores da ponta para garantir a satisfação do consumidor e mantém parceria com os varejistas para abastecê-los de acordo com a demanda. \”Atendimento de qualidade é o grande diferencial, o vendedor precisa ser um consultor em que o cliente confia\”, informa o presidente da ANDAP, Associação Nacional dos Distribuidores de Autopeças, Frederico dos Ramos. Ligado a esse fato está o aquecimento das vendas de veículos novos, refletindo em toda a cadeia produtiva da reposição automotiva formada por fabricantes, distribuidores, varejistas e oficinas independentes. Em 2007, por exemplo, o setor da reposição automotiva cresceu 12%.  Para este ano, a previsão é de que o resultado seja semelhante ao alcançado no ano passado.

Como o País tem dimensão continental, distribuidores e varejistas precisam estar em sintonia para compreender as diferenças de várias regiões e as oscilações do mercado. Há regiões em que a frota tem modelos com mais idade, principalmente no interior dos Estados e maior concentração de veículos novos e seminovos em centros urbanos e nas capitais. Para atender à demanda de forma rápida, o setor de reposição automotiva conta com canais de distribuição espalhados por todo o País, permitindo que determinada peça esteja no balcão da loja em até 48horas em lugares mais distantes dos grandes centros urbanos. A distribuição e o varejo investem em tecnologia para apurar a necessidade de cada mercado, acompanhando a evolução tecnológica da indústria.

Segundo fontes do setor, o Brasil possui 264 distribuidoras de autopeças e 33 mil lojas de varejo, empresas que garantem o atendimento em todo território nacional . Outro fato é que a distribuição e o varejo de autopeças são responsáveis pela geração de 218.300 postos de trabalho para atender o setor da reparação de veículos, formado atualmente por 94.759 oficinas mecânicas em todo o País. Já a frota nacional de veículos, segundo dados do Estudo da Frota do Sindipeças, está estimada em 26 milhões de unidades, com idade média de 9,1 anos, porém com diversidade em sua composição, pois inclui veículos novos e usados com mais de 20 anos.