A Divisão de Rodas Forjadas de alumínio Alcoa registrou crescimento de 21,5% nas vendas na América do Sul no decorrer do ano passado, em comparação com o ano anterior. O resultado decorre da expansão e consolidação dos negócios da Divisão na América do Sul e o desempenho aumentou devido à alta na economia e o bom resultado do segmento agrícola.

Eduardo Lacerda, superintendente da Divisão de Rodas na América do Sul, comenta que até 2012 a empresa pretende atingir 18% de participação no mercado de rodas para veículos pesados. \”Saímos de um índice de penetração no mercado de 3% em 2004 para 7,5% no ano passado. Isso significa que hoje, a cada 100 veículos pesados novos sete são equipados com rodas forjadas Alcoa\”, declara.

A área, que já consolidou acordos de distribuição no Brasil vem expandindo os negócios no Chile, Bolívia, Paraguai, Uruguai e Peru. Na América do Sul, a Divisão conta com 10 distribuidores credenciados e capacitados tecnicamente. A rede brasileira de distribuição é formada atualmente pela DPaschoal e Pneuac. Além disso, a Divisão abrange mais de 300 pontos de vendas na América do Sul, com cerca de 600 profissionais treinados e constantemente reciclados.

– Transporte de cargas
A empresa orienta que o menor peso das rodas forjadas de alumínio possibilita aumento da carga a ser transportada, permitindo economia de combustível e dos demais itens que compõem o sistema rodante, como rodas e pneus, dentre outros. Outras características são o menor custo de manutenção dessas rodas, aumento da vida útil dos pneus e maior segurança dos usuários e da carga. Segundo a empresa, tais benefícios os países da Europa e os Estados Unidos já perceberam.