O Departamento de Infra-Estrutura de Transportes do Paraná (Dnit-PR) anunciou há poucos dias o projeto para construção do trecho paranaense da BR 101, também conhecida como rodovia Translitorânea. Este trecho vem sendo reivindicado pelo Setcepar e pelo setor de transportes há mais de vinte anos, e irá ligar a BR 116, nas proximidades da Variante do Alpino, no Paraná, a 23 km da divisa com São Paulo, com Antonina/PR; e de Antonina a Garuva/SC, divisa PR/SC, passando em um trecho pela BR 277 e pela rodovia Alexandra-Matinhos.

A BR-101 no Paraná deverá suprir a necessidade de acesso mais curto e rápido aos portos de Paranaguá e Antonina e impulsionar a construção do futuro Porto do Mercosul, que será localizado em Pontal do Paraná.

De acordo com o engenheiro do Dnit-PR, Emerson Cooper Coelho, o Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes autorizou em agostode2007 o início dos estudos visando à implantação da BR 101 no Paraná. \”Estamos na fase de elaboração do EVTEA- Estudo de Viabilidade Técnica Econômica e Ambiental\”, disse o engenheiro, que apresentou explanação e slides sobre o projeto e o traçado da nova rodovia.

Coelho explica que o trecho da BR-101 no Paraná teria aproximadamente 170 km, incluindo os 30 km de acesso ao futuro porto em Pontal do Paraná). Também de acordo com o estudo, a redução no trecho entre a divisa Paraná/Santa Catarina a Antonina seria de 53 km, e entre o trecho da Variante do Alpino a Antonina seria de 80 km, comparando com os acessos atuais, via BRs 277 ou 376.