A norte-americana Eaton traz para o Brasil o E-Locker, que integra o Palio Adventure Locker da Fiat, primeiro veículo de passeio no Brasil a utilizar blocante-eletrônico. Segundo a empresa, o componente aumenta a dirigibilidade e a performance do carro na condição off-road, por meio do acionamento de um botão.

A empresa comenta que o componente foi planejado para aplicações em eixos dianteiros e traseiros, e proporciona completo bloqueamento de rodas. Uma potente bobina eletromagnética ativa o mecanismo de rampa e engata o colar de trava na face externa da engrenagem lateral, o que permite o travamento das rodas caso uma das duas encontre-se sem atrito. Quando o carro patina sobre uma superfície de difícil locomoção, o motorista aciona o botão do E-locker e o torque da roda deslizante transfere-se para a roda adjacente e com isso se movimenta em quase todas as situações fora da estrada com mais facilidade.

Além de ser o único blocante-eletrônico no eixo dianteiro, o equipamento se integra perfeitamente com a transmissão, opera apenas quando é acionado e foi projetado para não ter manutenção. Utilizado em vários países do mundo, o componente pode ser aplicado em carros de passageiros, veículos comerciais leves, militares e para o mercado de reposição. O material é ainda mais simples de operar e possui preço inferior à tecnologia 4X4, além de funcionar submerso à água e em condições extremas, como elevada temperatura.