A Ecovias acaba de inaugurar sua própria usina para produção de asfalto. Com isso, a concessionária poderá agilizar o Programa de Recuperação do Pavimento de suas rodovias que, segundo a Ecovias, irá receber cerca de R$ 70 milhões em investimentos até 2006.
A nova Usina de Asfalto já opera em caráter experimental e está equipada com laboratório de análises. Todas as etapas de sua produção poderão ser avaliadas, com objetivo de garantir a qualidade do produto que será aplicado nas rodovias do Sistema Anchieta-Imigrantes.
De acordo com a concessionária, a usina, que pode produzir qualquer um dos 15  tipos de pavimento asfáltico cadastrados na Artesp – Agência Reguladora de Transporte do Estado de São Paulo – , tem condições de fabricar até 140 toneladas do produto por hora. Dentre estes o chamado \”asfalto ecológico\” ou \”asfalto borracha\”, que utiliza pneus descartados triturados em sua composição. Além disso, a usina irá utilizar Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) durante o aquecimento da brita (pedra) que é adicionada ao Cimento Asfáltico de Petróleo.