O grupo alemão ElringKlinger AG, fabricante de juntas e chapas automotivas, acaba de assumir o controle acionário de duas subsidiárias espanholas. Em março, o grupo adquiriu 49% de ações restantes da subsidiária ElringKlinger S.A. e comprou 10% de ações que faltavam da ElringKlinger Sealing Systems S.L. Ambas as companhias ficam em Reus, na Espanha.

Em 2007, as duas subsidiárias espanholas geraram um total de vendas de 32.2 milhões de euros, com crescimento médio entre 10 e 20%. O valor exato da negociação envolvendo a compra das partes restantes das empresas não foi liberado para divulgação, mas é certeza que o valor fique na casa das dezenas de milhões de euros. A ElringKlinger AG espera obter lucros com a negociação já a partir de 2008.

A ElringKlinger Sealing Systems, S.L, opera como fabricante de tampas plásticas para motores e a ElringKlinger S.A. é especialista na área de borrachas high-end e componentes metálicos, fabricando elastômero e metal-elastômero para vedação de alta qualidade e componentes de metal manufaturados com juntas de elastômero e metal-eslastomero sob condições de produção em sala-limpa. Entre outras iniciativas, as unidades da empresa em Reus devem ter as atividades expandidas, por meio da produção de autopeças para o mercado de reposição.

A ElringKlinger AG está presente no Brasil há 12 anos e possui uma moderna filial em Piracicaba/SP. A empresa é a principal fornecedora de juntas de cabeçote do mercado nacional, com sharing superior a 50%, produzindo anualmente mais de 11 milhões juntas automotivas, 2,5 milhões de chapas defletoras, além tampas plásticas para válvulas de motor e metal soft \’Ferroflex\’.