Durante a Fenatran 2009 – Feira Internacional da Indústria dos Transportes -, que será realizada entre 26 e 30 de outubro, no Anhembi/SP, a Saf-Holland do Brasil apresentará os eixos rígidos para implementos rodoviários de diâmetro 127, com ponteiras soldadas por fricção, e os modelos de quinta roda Georg Fischer. Até o ano passado, a unidade trabalhava com eixos rígidos no diâmetro 146, que são aproximadamente 30% mais robustos e apresentam maior resistência flexional e torsional que o padrão de mercado, conforme explica a empresa. A Saf-Holland do Brasil informa que o eixo 127 tem a mesma tecnologia utilizada no 146 – com ponteiras soldadas no tubo central por processo de fricção. Além disso, o material utilizado confere um limite de escoamento maior que gera uma resistência ampliada das forças torsionais e o tratamento térmico nas sedes dos rolamentos aumenta a vida útil dos mesmos e das ponteiras. Luiz Cosceli, vice-presidente executivo para a América do Sul e presidente da unidade em Jaguariúna, explica que o eixo 146 assegura maior vida útil e segurança na aplicação.“O brasileiro está mais habituado ao modelo 127. Acreditamos que gradativamente haverá uma mudança de conceito no mercado consumidor e o 146 conquistará um espaço maior, mas, ao mesmo tempo, não podemos nos furtar de oferecer um produto nos moldes já consolidados do Brasil, mas com as vantagens e a excelência da SAF-HOLLAND”, diz . Já a comercialização dos modelos Georg Fischer SK-S 36.20 Plus (para aplicação de 2”) e SK-HD 38.36 (para aplicação 3,5”, que são volumes utilizados no mercado) são uma novidade decorrente da compra da Georg Fisher pela SAF-Holland do Brasil, ocorrida em 2008.