DaimlerChrysler, Ford e General Motors, membros do United States Council for Automotive Research (Uscar), que é o Conselho dos EUA para pesquisa automotiva, assinaram acordos de continuidade de pesquisas cooperativas com o Departement of Energy (DOE), o ministério americano de energia, com o objetivo de desenvolverem tecnologias mais avançadas de baterias e de materiais de baixo peso. O acordo inclui fundos do DOE e compartilhamento de custos entre as montadoras, e representam um volume de U$ 195 milhões para serem investidos durante cinco anos. Quase a totalidade dos fundos serão transferidos através de subcontratos a fornecedores e institutos de pesquisas através do U.S. Advanced Battery Consortium (USABC), um consórcio americano de baterias avançadas e pela U.S. Automotive Materials Partnership (USAMP), parceria de materiais automotivos, ambos consorciados da Uscar.

       O acordo do USABC, de U$ 125 milhões, irá durar três anos e poderá ser estendido para mais dois blocos de um ano cada, juntamente ao governo americano e às montadoras, que irão compartilhar os custos. Nesse sentido, chega-se aos U$ 195 milhões combinado com o acordo USAMP para pesquisas de materiais de baixo peso e alta resistência. O acordo  inicial já trouxe benefícios como, por exemplo, um carro experimental da DaimlerChrysler (1 0 ME 412), com motor de alumínio, carroceria mista de fibra de carbono e alumínio, além de discos de freio de material composto. A empresa alemã desenvolve trabalhos em tecnologias de células de combustível e essas baterias não se destinam somente  a esse tipo de programa, mas também a um sistema híbrido dual-mode, a qual a companhia desenvolve em conjunto com a General Motors.