Para promover o desenvolvimento de novas tecnologias e a troca de informações entre os especialistas em engenharia automotiva, a Renault do Brasil, Alcoa, Bosch, Visteon, 3M, Magneti Marelli, SKF, TRW e ZF, dentre outras empresas, expõem suas recentes novidades no 17ª Congresso SAE Brasil. O evento ocorre entre 7 e 9 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo, paralelamente a 1ª Automec Pesados & Comerciais.
Em seu estande, a Renault irá apresentar detalhes da tecnologia flex adotada pela marca, expor o Sandero Stepway e fornecer informações sobre o Renault Tecnologia América (RTA). Inaugurado no final de 2007, no Complexo Ayrton Senna – parque industrial da empresa em São José dos Pinhais, no Paraná, o objetivo é desenvolver veículos cada vez mais próximos aos mercados aos quais se destinam.
A Alcoa apresenta suas diferenciadas inovações em que a tecnologia do alumínio é aplicada no segmento de transportes. A companhia mostra em seu estande a carroceria de alumínio, conhecida como spaceframe do Audi TT. O veículo é montado com perfis extrudados, chapas e peças fundidas em alumínio, permitindo melhor desempenho, leveza, absorção de impactos e design moderno. Além do spaceframe, o estande contará com tecnologias e soluções para o segmento de transporte (transporte comercial, automotivo, motocicletas) como sistemas de distribuição elétrica, rodas forjadas de alumínio para caminhões, ônibus e uma desenvolvida especialmente para as motos Harley Davidson, lançada recentemente nos Estados Unidos.
A Robert Bosch estará representada em painéis nacionais e internacionais durante o evento. Dentre eles, \”Veículos de baixo custo – como viabilizá-los?\”. A empresa irá expor também o Flex Start, um novo conceito de partida a frio que elimina o reservatório de gasolina dos veículos Flex Fuel. Além de não precisar mais se preocupar em abastecer este reservatório, o usuário conta também com o conforto de uma melhor resposta do veículo ao acelerar. O Flex Start contribui para diminuir a poluição e suas conseqüências ao meio ambiente, proporcionando a redução de até 40% na emissão de poluentes.
Resultado de pesquisa com consumidores de vários países, a Visteon e a 3M expõem uma BMW com iluminação de interior, com cores que dão a sensação de saúde e bem-estar. O carro tem tecnologias que integram iPods, telefone celular e outros aparelhos, através de conexão USB com fio e Bluetooth® sem fio. A integração permite usar estas tecnologias via sistema de áudio e controles do veículo. O painel ultrafino é de toque e tem comandos invisíveis. Assim, ao aproximar a mão do painel, os botões se acendem.
A primeira motocicleta bicombustível do mundo, com álcool-gasolina, que começa a ser disponibilizada em breve ao mercado, além do sistema bicombustível diesel-álcool para caminhões são os destaques da Delphi. A Magneti Marelli, entretanto, mostra um painel de carro com a terceira geração do sistema flex, além da tecnologia flex nacinal, a qual reúne um sistema de partida a frio que elimina o tanquinho de gasolina e um bico injetor exclusivo para motor flex. Ela pode reduzir entre 5% e 10% o consumo de combustível, 12% a 35% as emissões de CO2 e 15% de hidrocarboneto.
A SKF apresenta rolamentos que reduzem o consumo de combustível, pois, segundo a empresa, o novo produto reduz em 30% o atrito de funcionamento do rolamento. Com isso, a peça pode gerar até 5% de redução de consumo de energia do carro e, por conseqüência, diminuir a emissão de gases poluentes no meio ambiente
A TRW mostra um simulador do tamanho de um carro com sistema de alerta (vibração no volante), que avisa o motorista ao mudar de faixa sobre a existência de algum veículo no ponto cego. O produto inclui sistema que mantém velocidade média constante e que monitora e controla a distância que o condutor deseja manter em relação ao veículo da frente. Além disso, ao detectar a iminência de uma colisão o sistema retrai o cinto de segurança, O carro também inclui tecnologia que ao engatar a marcha ré, o carro entra sozinho na vaga de estacionamento.
A ZF, por sua vez, mostra um chassi de caminhão montado com algumas das mais recentes tecnologias para veículos comerciais . O modelo é equipado com a avançada transmissão automatizada ZF-AS Tronic, retardador ZF Intarder e um sistema que combina suspensão dianteira independente com um módulo de suspensão pneumática. A empresa irá mostrar mais produtos, como o novo conceito de chassi para caminhões pesados IFS, amortecedores eletrônicos CDC, sistemas de suspensão de cabine etc.
Com 16 fóruns, 120 apresentações técnicas e uma exposição tecnológica, o congresso vai mostrar ao vivo os últimos desenvolvimentos da engenharia brasileira no setor automotivo, para tornar os veículos mais ecológicos, seguros, econômicos e confortáveis ao consumidor. São muitas tecnologias avançadas e prontas para as montadoras embutirem nos carros dos próximos anos.