Objetivo é agilizar procedimentos nos postos fiscais
Um novo sistema de identificação, rastreamento e autenticação de mercadorias, denominado Brasil ID, coordenado pelo Encat (Encontro Nacional dos Administradores Tributários Estaduais) começa a ser adotado nas rodovias do país neste final de setembro.
Em fase piloto, o sistema tem por objetivo agilizar os procedimentos dos postos fiscais, por meio de uma ferramenta que permita a leitura automática das cargas e documentação fiscal. Com o novo sistema, todo o rastreamento das cargas transportadoras pelos caminhões nas rodovias passa a ser feito por radiofreqüência.
A Transportadora Americana é uma das três empresas envolvidas nessa primeira etapa, de adequação do sistema. No caso da TA, as filiais de Belo Horizonte/MG, São Paulo/SP, Campinas/SP, Curitiba/PR e Porto Alegre/RS receberam instalações dos sistemas correspondentes às antenas instaladas pelo Brasil ID nas divisas dos respectivos Estados.
\”Com os procedimentos integrados, cada caminhão terá em seu vidro dianteiro uma TAG (semelhante à adotada pelo Sem Parar) que compreenderá as informações do Manifesto Eletrônico daquele veículo. Essas informações corresponderão aos dados já recebidos eletronicamente pelos postos fiscais, facilitando a conferência das cargas e documentos\”, explica Dalton Vecchini, gerente de Sistemas da TA. \”Isso acarretará uma gama de benefícios para a TA em termos logísticos, com redução do lead-time de entrega, ganho de tempo nos trajetos e nas paradas em posto fiscal, além de melhoria em todos os processos internos e maior integridade e seguranç a para a carga\”, acrescenta Dalton.