A cada ano, mais de 97 mil acidentes envolvendo caminhões ocorrem em todo o Brasil, o que corresponde a cerca de 85 mil mortes e prejuízo (só em acidentes) de R$ 8,5 bilhões para o segmento de transporte rodoviários de cargas, segundo dados da NTC & Logística. Por conta disso, o SindSeg-SP (Sindicato das Seguradoras, Previdência e Capitalização do Estado de São Paulo) e a FenSeg (Federação Nacional de Seguros Gerais) promoveram na última segunda-feira (05/12), o 1º Seminário sobre Veículos Pesados, Cargas e Implementos Rodoviários em São Paulo, evento criado com o objetivo de aprimorar a atuação das empresas de seguros no mercado.
Durante o encontro, Fernando Simões, secretário executivo do Sindseg – SP, declarou que “O setor de seguros gerais, que reúne a maior parte das coberturas envolvidas nesse tipo de incidente, tem crescido muito acima da economia. Porém, até hoje, a formação do corretor tem sido muito básica, direcionada para os seguros massificados. Essas coberturas novas e/ou especializadas ainda carecem de treinamento”.
O evento reforçou ainda que 3/4 de todos os acidentes com veículos pesados são causados por falhas humanas – e mesmo nos acidentes envolvendo transporte de produtos perigosos, que demandam cuidados especiais, 63% das vezes são observadas irregularidades.