Primeiras unidades argentinas chegarão às concessionárias em breve
Depois dos chassis de ônibus e dos caminhões, a Agrale introduz a produção de tratores em sua fábrica na Argentina, localizada em Mercedes, Província de Buenos Aires. A montagem começou em maio e as primeiras unidades chegarão à rede de concessionárias neste mês.
A produção de tratores na Argentina faz parte da estratégia de internacionalização da Agrale, resultado do plano de investimentos de US$ 12,5 milhões anunciado em dezembro, que incluía a instalação da segunda linha de montagem de veículos. A montadora de Caxias do Sul se ajusta a uma política do governo que criou barreiras para ingresso de equipamentos agrícolas brasileiros e forçou a maioria das fabricantes exportadoras com base no Brasil a investir em produção própria na Argentina.
O presidente da montadora, Hugo Zattera, informa que, além de agregar a produção de tratores, a empresa tem objetivo de ampliar a de chassis para ônibus e caminhões para atendimento da crescente demanda dos produtos da marca pelo mercado local. “Em que pesem os problemas econômicos e políticos, estamos satisfeitos com o resultado das vendas da fábrica da Argentina.”
A primeira unidade fabricada foi um trator modelo BX 6.110, da linha 6000, a de maior potência da marca. Os veículos dessa linha são indicados para utilização em grandes áreas de cultivo. Com potência de 110 a 168 cv, os modelos dispõem também de cabine desenvolvida para proporcionar maior conforto e espaço interno ao operador. Segundo Zattera, as primeiras unidades fabricadas superam 50% de índice de nacionalização de componentes, mas adianta que a meta é ficar acima de 70%.
A fábrica da Agrale na Argentina começou a operar no final de 2008 para produção de chassis para ônibus, acrescida em 2009 de caminhões leves, e já ultrapassou a fabricação de 4 mil unidades.
Do Jornal do Comércio