A Ford Caminhões fechou 2011 com um crescimento de 9,7% em vendas, índice que representa 30.347 caminhões emplacados durante o período e segundo a fabricante garantiu uma participação na faixa de 17,7% da marca no mercado competitivo, presença essa que aumenta para 23,3% se for desconsiderado o segmento extrapesado, no qual a Ford não atua. Segundo Oswaldo Jardim, diretor de Operações de Caminhões da Ford América do Sul, o lançamento da nova linha Cargo no ano passado contribuiu para o desempenho das comercializações registradas pela montadora. O ano de 2011 foi marcado pela maior renovação já feita pela Ford em sua principal linha de caminhões, com o lançamento simultâneo de 11 modelos do Novo Cargo. “Mesmo com a complexidade operacional representada pela introdução da cabine maior e com opção leito, que exigiu modificações na linha de montagem e só entrou em ritmo pleno de produção no segundo semestre, a marca cresceu”, disse Jardim.
O segmento de caminhões leves da Ford, de 6 a 10 toneladas, liderou as vendas em 2011. Os modelos Cargo 815, Cargo 712 e F-4000, nas versões 4×2 e 4×4, cresceram 14,2% em volume, com 11.251 unidades. No segmento de médios, unidades de 13 a 15 toneladas 4×2, o Cargo 1517 vendeu 11,4% mais. Foram 946 unidades emplacadas, o que aumentou sua participação para 22,4% nessa faixa. Nos caminhões médios 6×2 de 20 a 24 toneladas, a Ford registrou aumento de 13% em volume, com 6.727 unidades dos modelos Cargo 2428 e Cargo 2422, correspondendo a 17,6% dos emplacamentos.
Entre os pesados 6×4 de 24 a 30 toneladas, o Cargo 2628 foi o modelo mais vendido, com 17,9% de participação. O desempenho ajudou a Ford a crescer 4,8% no segmento, somando o volume total de 3.589 unidades. Já o cavalo-mecânico Cargo 1932 expandiu as vendas em 28%, destacando-se em um dos poucos segmentos do mercado de caminhões que se retraíram em 2011 (-8%). Com a versão leito, o modelo elevou sua participação de 8,2% para 11,4%, com 633 unidades.