1975O presidente da Ford Caminhões, Steven Armstrong, anunciou ontem (08/06) que a empresa vai fazer lançamentos de seis produtos ainda este ano, sendo a maior parte das novidades veículos com opção para transmissão automatizada. O anúncio foi feito pelo executivo durante as comemorações da produção de 400 mil caminhões na fábrica de São Bernardo do Campo/SP.
“No momento, a economia faz com que a produção seja mais lenta, mas estamos nos preparando para o momento em que houver a retomada”, acrescentou o Armstrong.  Uma das novidades da empresa é a chegada do Cargo 2429 na configuração de eixos 8X2 de fábrica. As transmissões automatizadas  utilizadas nos caminhões Ford são produzidas pela Eaton.
Na ocasião, foi anunciado também o novo diretor de operações de caminhões para a América do Sul, João Pimentel, executivo que já soma 34 anos na empresa e com passagens por diversos departamentos. O executivo disse que apesar do cenário do mercado brasileiro nos primeiros cinco meses de 2015, é preciso olhar para a frente e ser otimista. Pimentel aproveitou a ocasião e destacou que o caminhão símbolo das 400 mil unidades produzidas na unidade de São Bernardo do Campo é um modelo Cargo 2429 6X2.
A Ford tem comemorado também a liderança de mercado no segmento de leves, com 33,2% de participação no mês de maio e 31,3% no acumulado do ano, com três produtos: Cargo 816, Cargo 1119 e F-4000. De acordo com Antonio Baltar, gerente nacional vendas e marketing, o Cargo 816 respondeu por praticamente metade das vendas da marca e se destaca como um dos líderes de mercado. O veículo tem PBT de 8.250 kg e conta com três opções de entre-eixos. O veículo tem como item de conforto banco do motorista com suspensão a ar.
Ainda de acordo com Baltar, apesar da forte queda nas vendas vividas este ano,  a redução da Ford tem sido menor. Ele lembrou que as 31.416 unidades emplacadas entre janeiro e maio representaram queda de 41,6% em relação ao mesmo período do ano passado, para a empresa a redução de volume foi de 15% no acumulado do ano. Baltar cita também o desempenho do semileve F-350, que obteve 44,1% de participação em maio e 42% no acumulado do ano.
Em relação à participação na Feira Nacional dos Transportes, Fenatran, maior evento de veículos comerciais do continente, marcado para acontecer de 09 a 13 de novembro deste ano, Baltar disse o seguinte: “hoje, pelos investimentos, a Ford tem posição de não ir à Fenatran, destacando que tem prazo para se definir até o final deste mês de junho”. De acordo com ele, o custo da participação gira em torno de R$ 10 milhões de reais, incluindo todas as despesas, com destaque maior para o estande. Entre as montadoras, até esta data, apenas DAF e Volvo têm presença confirmada na Feira.