Montadora vai retomar produção dos modelos F-4000 e F-350

1673Embora o mercado brasileiro de caminhões tenha migrado nos últimos anos para os caminhões com cabine avançada, por conta da possibilidade de se ter maior plataforma para cargas, a Ford anunciou que voltará a produzir no Brasil os modelos F350 (semileve) e o leve F-4000, que deixaram de ser fabricados no final de 2011.  Rogelio Goldfarb, vice-presidente de assuntos corporativos da companhia, disse que a série F é a linha de veículos comerciais mais vendida no mundo e também uma das mais tradicionais no Brasil e acrescentou que são modelos com características únicas de cabine, robustez e confiabilidade, além de desempenho, e que a renovação servirá para que a linha volte mais forte no País.

A nova série F encontra-se em desenvolvimento no Campo de Provas da Ford, em Tatuí, Interior Paulista, e tem previsão para começar a ser comercializada ainda este ano. Guy Rodriguez, atual diretor de operações da Ford Caminhões – que acaba de assumir o cargo em substituição a Oswaldo Jardim, que estava na companhia há mais de 30 anos – acrescentou que com o retorno da linha F mais o Cargo extrapesado, que estará na rede de distribuidores da marca em 1672setembro, mais a linha de vans Transit, a Ford passará competir em todos os segmentos do mercado de veículos comerciais.

CARGO EXTRAPESADO
A produção do Cargo extrapesado, 2042 (4X2) e 2842 (6X2), já está em andamento na fábrica da Ford de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. O modelo representa parte de um investimento total de R$ 670 milhões que a empresa vem investindo no setor de caminhões desde 2009.  “2013 é o ano dos caminhões para a Ford do Brasil, que já foi um grande fabricante de veículos pesados no País. O extrapesado é parte da estratégia global da Ford  e representa apenas mais um passo, pois haverão outros lançamentos”, disse o presidente da Ford Brasil, Steven Armstrong. Desenvolvido em conjunto com design e engenharia da Ford do Brasil e da Turquia, o Cargo extrapesado segue a estratégia de plataforma global.