A Divisão Caminhões da Ford Brasil encerrou 2009 no 3º lugar no ranking de caminhões no País, com 18,12%, de acordo com a Fenabrave – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores. A expectativa da montadora era fechar o ano com um pouco mais de 19% e com o resultado ficou atrás da Volkswagen com 30,57% e Mercedes-Benz 28,17%. Em 2009 foram vendidos 109.146 caminhões no País. Na primeira quinzena de janeiro, por exemplo, a Ford registrou 821 unidades vendidas contra 490 em janeiro de 2009, uma variação positiva de 40,31%.O período da crise internacional, que afetou o mercado brasileiro, fez com que o segmento vendesse, em 2009, 14.137 unidades a menos do que em 2008. O destaque aponta para os caminhões semileves, com a permanência na liderança do Ford F-350 com 32,50% do mercado nesse segmento, e 4.61 pontos percentuais a mais do que em 2008. Nos primeiros 15 dias de janeiro deste ano, sua participação no mercado na categoria de caminhões semileves subiu para 40,91%, conforme dados da FENABRAVE.
Entre os dez primeiros modelos leves vendidos no mercado, em 2009, a Ford é representada por três caminhões: F-4000 (3º lugar), Cargo 815 (5º) e Cargo 712 (8º). Entre os médios, a empresa colocou no ranking dos dez primeiros o Cargo 1317 (3º) e o Cargo 1517 (5º). Na relação dos mais vendidos da categoria semipesados, a Ford teve o Cargo 2428, em 4º lugar, Cargo 2422, em 7º e o Cargo 2628 na 10ª posição. Para incrementar sua linha de produção de caminhões, a Ford já anunciou um investimento da ordem de R$ 370 milhões para o período de 2010 a 2013 com o objetivo de atender a novas demandas no transporte rodoviário. Entre os planos da Divisão Ford, a empresa já anunciou o lançamento, neste ano, da Transit chassi-cabine que permite ao usuário a implementação de diversos tipos de carroceria.