A Ford Caminhões apresentou nesta quarta-feira (23/01), pela primeira vez, o protótipo do que será um dos seus primeiros modelos de cavalo-mecânico extrapesado para o mercado brasileiro. Trata-se do Cargo 2842 6X2, a versão que irá inserir a montadora no segmento acima de 46 toneladas de PBTC ainda este ano. Desenvolvido pela Ford America do Sul em parceria com a Ford Otosan, na Turquia, o veículo – ainda em fase de desenvolvimento – é um produto considerado de classe mundial e está sendo encarado pela montadora como o lançamento do ano do deste no setor de veículos de carga.
De acordo com o diretor de operações de caminhões da Ford America do Sul, Oswaldo Jardim, trata-se do primeiro desenvolvimento global da Ford em termos de caminhão desta categoria. “A Ford vai entrar nesta faixa de carga porque o Brasil deverá crescer entre 3 a 4% nos próximos anos, vai precisar de caminhões extrapesados, uma categoria é importante em termos de receita”, disse Jardim. Ainda de acordo com ele, em 2012 os caminhões desta categoria garantiram R$ 10,8 bilhões para os fabricantes.
“O Brasil promete muito para o futuro, pois além da produção de grãos e o consumo interno estar em crescimento devido às mudanças de classe social dos brasileiros, temos também o pré-sal. É um País que podemos acreditar”, acrescentou. O Executivo lembrou também do interesse que o mercado brasileiro de extrapesados tem despertado em montadoras que ainda não atuam no Brasil e estão se preparando para instalar fábricas. Quem está vindo para o Brasil vai entrar no segmento de extrapesados porque é o mais rentável e a Ford não vai ficar fora deste processo”, reforçou.
Apesar de ter apresentado um protótipo do seu estradeiro extrapesado, a Ford ainda faz mistério sobre dados técnicos do Cargo 1842 e não revela quem serão os fornecedores do motor, caixa de câmbio e eixos. Vale lembrar que o mesmo modelo está sendo lançado na Turquia com motor produzido pela FPT, empresa do grupo Iveco que faz os motores dos caminhões da marca italiana no Brasil. Quanto à cabine, o design saiu da fábrica da Ford, em Camaçari/BA, partindo da cabine atual do Cargo redesenhada para um veículo maior. Os testes de desempenho e durabilidade do veículo incluem atividades também em campos de prova na Europa. O modelo que está começando a ser comercializado na Turquia tem certas diferenças e configurações adequadas ao mercado local.
Pelas estimativas de Jardim, os modelos acima de 45 toneladas de PBTC alcançarão participação de 30% até o final desta década. Em 2012, foram emplacadas 33700 unidades, cerca de 25% do mercado total. Por outro lado, acredita que haverá uma pequena queda nas vendas nos semipesados. Outra análise feita por Jardim é que está caindo a procura por cavalos-mecânicos extrapesados na configuração de tração 4X2 e crescimento da 6X2. Em 2012, por exemplo, 46,7% das vendas deste segmento foram na configuração 6X2, contra 43% ano anterior. Na mesma linha de raciocínio, em 2012 a procura por 6X4 representou 37,4%, 3% a mais que em 2011. Atualmente, o caminhão mais pesado da marca é o Cargo 1933 (um cavalo leve) que encerrou o ano de 2012 com participação de 18,7%. Em 2013, a Ford tem expectativa de aumentar as vendas do modelo, que também é do segmento rodoviário. (João Geraldo)