por Daniela Giopato

960A Ford acaba de apresentar para o mercado a Transit que traz como itens de série airbag, freio ABS, distribuição eletrônica de frenagem, controle eletrônico de estabilidade e sistema de assistência de arrancada em rampas e frenagem em emergência. Formada inicialmente por três modelos (dois Furgões e uma Van), a Transit oferece motor Duratorq 2.4 litros, Rede CAN – que permite a interconexão das diversas unidades de comando eletrônico -, direção hidráulica, suspensão dianteira independente, freios como ABS e EBD, controle de estabilidade e de tração, assistência de arrancada em rampas, frenagem de emergência, proteção antifurto e duas baterias.

A montadora traz o veículo da Turquia e quer conquistar 11% do segmento, liderado pelo Fiat Ducato com 36,1%, seguido pelo Mercedes-Benz Sprinter com 28% e Renault Master, com 14,8% do mercado brasileiro.

A Van de passageiros, com corredor central tem peso bruto total de 3.550 kg, capacidade máxima de tração de 6.000kg e cinto de segurança de três pontos para todos os ocupantes. No total acomoda 14 passageiros (13+1)distribuídos em cinco fileiras – motorista mais dois passageiros na frente, dois passageiros na segunda fileira; e 2+1 passageiros nas demais fileiras, o que garante bom espaço nos assentos e também para circulação.

Na versão Furgão de carga o Ford Transit pode ser encontrado com chassi curto e longo para diferentes necessidades de peso e volume. Na versão chassi curto e teto médio, o furgão tem peso bruto total de 3.350 kg, capacidade de carga de 1.400kg e capacidade volumétrica de 7,5m3, indicado para o transporte de cargas de alta densidade em aplicações como entrefas urbanas. Já a versão chassi longo e teto alto oferece mais espaço com peso bruto total de 3.500kg, capacidade de carga de 1.420 kg e volumétrica de 11,3m3. É indicada para o cargas volumosas e aplicações especiais como ambulância, UTI móvel, bombeiro, polícia.