1867A Foton Caminhões apresentou o protótipo nacional caminhão de 10 toneladas, o primeiro a ser produzido na fábrica sediada no município gaúcho de Guaíba a partir de 2016. De acordo com o presidente do conselho da Foton Caminhões, Luiz Carlos Mendonça de Barros,  em função das parcerias com 20 dos principais fornecedores instalados no Brasil, o caminhão de 10 toneladas sairá da linha de produção com mais de 65% de seu conteúdo nacionalizado, atendendo aos requisitos do programa Inovar Auto, do governo federal, além do FINAME.
As empresas fornecedoras de peças e componentes do veículo apresentadas pela Foton são a Continental (tacógrafo) Vidroforte (vidros da cabine); Cummins (motor e pós tratamento); ZF e Sachs (transmissão e embreagem); Dana, Knorr e Frum (componentes para eixos); Monroe e Rassini (itens da suspensão); Maxion (chassis e rodas); Pirelli (pneus); Voss e Brunning (itens de frenagem); Bepo e Indebras (sistema de combustível); Heliar (bateria); Schwaben ( engenharia) Mobil (fluidos em geral como óleo do motor, freio, etc.). Itens como chicotes, suportes, parafusos e outras peças estão em negociações com empresas do Rio Grande do Sul.
A Foton apresentou também os  modelos de 15, 17 e 24 toneladas de PBT (Peso Bruto Total), que entrarão neste segundo semestre em processo de homologação para obter a permissão de produção no Brasil. Segundo Bernardo Hamacek, CEO da Foton Caminhões, a montadora terá modelos que atenderão os segmentos de transporte de 3,5 até 24 toneladas.
Até o final do ano a rede deve ter 30 concessionários cobrindo vários Estados do território nacional, e 50 até a metade do próximo ano. Já as obras para a construção da fábrica, que  tiveram início em abril deste ano, tem previsão de iniciar operação no início de 2016. Até lá, a empresa continuará importando da matriz chinesa, em Beijing, os modelos de 3,5 até 24 toneladas de PBT (Peso Bruto Total) que desde junho estão sendo desembarcados em Rio Grande/RS.