A Fras-le, fabricante de materiais de fricção, registrou alta de 13,4% no lucro líquido das comercializações realizadas durante o período de janeiro a março desse ano, se comparado aos índices contabilizados no primeiro trimestre de 2011.
Segundo a companhia, nos três meses iniciais de 2012, foram produzidas 26 milhões de peças (20,1 mil toneladas de materiais de fricção), aumento de 19,4% sobre a produção do trimestre anterior e de 1,1% em relação a igual período de 2011.
Ainda de acordo com a marca, as vendas da companhia no mercado interno das montadoras foram pouco afetadas pela retração da indústria automobilística, promovida pela nova lei de emissões para motores em veículos comerciais (Euro V), já que menos de 10% das receitas totais da Fras-le correspondem a vendas de produtos para aplicação em veículos comerciais para montadoras no Brasil. Em relação ao mercado externo, houve além de oscilação nas vendas alguns prejuízos causados pelas barreiras comerciais adotadas pela Argentina, que comprometeu parte das vendas previstas para o país. As comercializações externas chegaram a US$ 36,5 milhões neste primeiro trimestre, apresentando resultado negativo de 2,8% sobre os três meses iniciais de 2011.