Dados divulgados durante o 8º Colloquium Internacional SAE Brasil de Freios & Mostra de Engenharia, realizado em maio em Gramado/RS, mostraram que no Brasil o custo por ano com acidentes em trânsito está entre R$ 22 e 25 bilhões (dados de 2005). Desse total, 24% são colisões frontais e quase 20% atropelamentos de pedestre. Uma das soluções apontadas seria a obrigatoriedade de freio ABS, assim como já acontece em outros países do mundo.
O presidente da comissão organizadora do evento, Zomar Oliveira, explica que nos Estados Unidos e na Europa, o ABS é obrigatório nos veículos comerciais. \”Todos saem de fábrica com o sistema e na Europa, apesar de não ser obrigatório, 100% dos automóveis também são equipados com o ABS\”. O objetivo principal, segundo Oliveira, é a segurança dos usuários e a redução dos enormes custos envolvidos nos acidentes.
O principal motivo dos motoristas brasileiros não optarem por carros com o sistema é o custo, conforme explicou o engenheiro Geraldo Gardinalli, da Bosch – empresa que iniciará a produção do sistema ABS no Brasil no segundo semestre deste ano. \”O custo e o fato de ser equipamento opcional na maioria dos veículos nacionais, são os principais entraves para a maior adoção do ABS. Somente agora alguma montadoras estão fabricando modelos com ABS em série\”.
A falta de informação sobre os benefícios do sistema também foram apontados como fatores que impedem a aquisição.