A Goodyear está trabalhando no centro de pesquisas Glenn Research Center da NASA (GRC) para desenvolver um pneu para ser usado na Lua. As ações fazem parte do projeto Innovative Partnership Program (IPP), fundado pela NASA e o objetivo é desenvolver pneus não-pneumáticos a serem usados primeiro na Lua e, posteriormente, em Marte, impulsionando as melhorias tecnológicas para atender às necessidades críticas das missões da NASA.

Para esse trabalho, a Goodyear destaca que conta com uma equipe de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias em seu centro técnico na cidade de Akron, nos Estados Unidos. Durante o ano passado, a empresa esteve avaliando a roda lunar de borracha Apollo, protótipos de pneus pneumáticos e conceitos não-pneumáticos para construir as bases do entendimento das mecânicas destas rodas e o restante do ambiente lunar.

O pneu do LRV (Apollo Roving Vehicle) foi desenvolvido com uma corda de piano para proporcionar uma superfície suave e elástica, que se amoldasse ao solo e oferecesse uma qualidade de manejo adequada e se assemelha um pouco ao esqueleto de um pneu na Terra. Este enfoque teve resultados muito bons, já que cada pneu LRV tinha que suportar aproximadamente 60 libras de peso (tudo pesa 6 vezes menos na lua) em um máximo de 75 milhas. A nova frota de veículos lunares vai exigir pneus que agüentem cerca de 10 vezes o peso das anteriores, e que possam durar até 100 vezes a distância. Um pneu que conte com estas características também poderia ser de grande uso comercial aqui na Terra, disse Dave Glemming, principal pesquisador da Goodyear.

Glemming acrescentou que pode soar ousado desenvolver algo novo como um pneu lunar em um prazo de um ano, mas a equipe da Goodyear está desenvolvendo tecnologia desde a primeira aterrissagem na Lua. Durante os anos 60, a NASA apoiou financeiramente a Goodyear e a General Motors por dez anos para desenvolver um pneu com uma malha metálica para o veículo lunar Apollo Roving Vehicle (LRV). Desta maneira, um jogo de 12 pneus será construído até o Inverno de 2009, e serão expostos no novo veículo \”NASA Chariot roving\” no centro espacial Johnson Space Center, no Texas.