Projeto prevê formação e requalificação de trabalhadores

O Mdic (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) formalizou nesta terça-feira (11/02) três convênios para fortalecimento do setor de autopeças. Foram assinados o Pronatec-Plano Brasil Maior (PBM) para o setor automotivo, o Convênio Arranjo Produtivo Local (APL) de Ferramentaria do ABC e o Acordo de Cooperação Geral MDIC-Sebrae para o Projeto de Encadeamento Produtivo da Cadeia Automotiva.

O convênio “Pronatec-PBM” irá, primeiramente, mapear as demandas que podem ser atendidas por dois tipos de cursos: o primeiro é o de Formação Inicial e Continuada, com carga-horária mínima de 160 horas e de até 600 horas. O segundo refere-se a cursos técnicos de longa duração, equivalentes ao 2º grau científico. O programa irá permitir a formação de trabalhadores para ocupação de novas vagas ou a requalificação de trabalhadores em atividade. Todos os cursos serão gratuitos.

Já o “APL de Ferramentaria do ABC” compreende um programa para 25 indústrias de pequeno e médio portes pertencentes aos APLs de Ferramentaria e de Autopeças, localizados na Região do Grande ABC. O objetivo é o desenvolvimento tecnológico e o fortalecimento de fornecedores do setor de autopeças para a indústria automotiva.

Serão realizadas consultorias para a implementação de melhorias de gestão de processos, de produto, testes laboratoriais, normatização, entre outros. O convênio terá vigência até outubro de 2016.

O “Acordo de Cooperação Geral Mdic-Sebrae” visa à inserção das micro, pequenas e médias empresas na cadeia de valor automotiva, a partir da oferta de cursos diversos de qualificação.

Do Portal Brasil com informações do Mdic