Nesta fase, será iniciado os estudos para as obras previstas
O Ministério dos Transportes informou, nesta quarta-feira (29/01), por meio de publicação no Diário Oficial da União, que vai realizar uma chamada pública para a elaboração de estudos para iniciar o processo de concessão da BR-101.
O trecho a ser concedido compreende a RJ-071 e o acesso à ponte Presidente Costa e Silva. Os estudos também deverão considerar a via elevada de ligação da Ponte Presidente Costa e Silva com a Linha Vermelha e a passagem inferior do tipo \”mergulhão\” na Avenida Feliciano Sodré (direção leste – oeste), passando sob a Praça Renascença em Niterói.
De acordo com o texto, os estudos devem considerar a demanda (atual e futura) de veículos que circulam por essas vias, as obras requeridas e seus custos, quais equipamentos serão necessários para operar a via, a melhoria da fluidez para otimizar o tráfego e os impactos ao meio ambiente.
Os interessados em elaborar os estudos têm 10 dias, a partir da publicação do chamamento, para protocolar o requerimento de autorização perante o Ministério dos Transportes. Após a seleção, os escolhidos terão 120 dias para entregar os projetos à Agência Nacional de Transportes terrestres (ANTT).