Investimento inclui rodovias 040, 050, 116, 153 e 262
O governo de Dilma Rousseff poderá destinar aproximadamente R$ 15 bilhões para duplicação e manutenção das BRs mineiras 040, 050, 116, 153 e 262, estradas que juntas somam 2,91 mil quilômetros no Estado, o que corresponde a 38% dos 7,5 mil quilômetros que serão administrados pela iniciativa privada a partir do ano que vem.
Apesar de Minas constar em cinco dos nove lotes rodoviários previsto no pacote, o coordenador do Núcleo de Infraestrutura e Logística da Fundação Dom Cabral, Paulo Tarso Resende, considera que foram contemplados apenas dois eixos viários principais: 262 e 040, trechos que interligam Brasília ao Espírito Santo e ao Rio, e a 116, que cruza a Região Leste do Estado.
No entanto, ele ressalta que outras intervenções consideradas relevantes foram deixadas de fora da concessão, como a duplicação do trecho da BR-381, conhecida como Rodovia da Morte; a construção do Rodoanel de Belo Horizonte e melhorias em rodovias das regiões Sudoeste e Centro-Oeste. “Minas foi contemplada. Se os projetos forem executados, teremos um avanço, mas faltaram projetos estratégicos para o estado”, afirma Paulo Resende, citando o fato de Minas ter a maior malha viária e 45% da carga transportada pelo País em longas distâncias cruzar o Estado. Na 381 e no Rodoanel, o governo federal fará os investimentos.
Segundo o cronograma do governo, as duas primeiras rodovias a serem concedidas serão as BRs 040 e 116. Os estudos de viabilidade econômica de ambas foram elaborados em 2007 e atualizados em 2012. As audiências públicas – etapa obrigatória em obras públicas de grande vulto – para revisão das minutas dos editais já se encerraram. Com isso, os prazos estabelecidos no cronograma divulgado pela presidente estão em dia. O Tribunal de Contas da União (TCU) terá 15 dias para analisá-las e, caso não haja nenhuma objeção, a expectativa é de que os editais de licitação sejam publicados até novembro.
Do Estado de Minas