O Grupo Caoa, um dos maiores distribuidores Ford desde 1970, vai assumir as operações de caminhões da marca em São Bernardo do Campo/SP. Fontes ligadas a essa negociação afirmaram, inclusive, que o acordo já foi assinado. A Ford possui operação similar – porém um uma joint venture – na Turquia com um grupo local.

FordCargo3031 8x2 5

O acordo diz que os caminhões serão produzidos na planta de São Bernardo sob licença da marca Ford, ou seja, a empresa assume a produção de caminhões.

O Grupo Caoa é distribuidor das marcas Ford, Subaru, Hyundai e Chery no Brasil. Possui duas fábricas próprias no Brasil, uma no Distrito Agroindustrial de Anápolis, onde são montados os caminhões da Hyundai (HR e HD 80) e os automóveis de passeio da Chery, e outra em Jacareí/SP, fruto da aquisição de 50,7% das operações brasileiras da fabricante chinesa Chery, em setembro de 2017, formando assim a CAOA Chery.

Hyundai HD80 imagem 07 AltaRes
Equipado com trem de força formado por um motor diesel 3.0 biturbo de 4 cilindros e 170cv de potência a 3.500rpm, torque de 40,8 kgfm na faixa de 1.500 a 2.200rpm, sistema EGR (que dispensa uso de Arla 32) e caixa de marchas de 5 velocidades, o Hyundai HD 80 é produzido na fábrica da Hyundai CAOA em Anápolis/GO

Com o encerramento da produção dos caminhões das linhas Cargo e F (F-350 e F-4000)  em São Bernardo do Campo (no ABC Paulista), a Ford havia anunciado também o encerramento da comercialização dos modelos na América do Sul.