O Grupo Schaeffler, por meio de duas de suas marcas INA e FAG, foi indicada por sua participação na categoria \”Redução na emissão de CO2\” na Competição em Inovação da Network of Automotive Excellence – NoAE, na Alemanha. O foco do projeto é a redução de peso e novos materiais, por meio do eixo compensador de massa com mancais de rolamentos da INA e o twin tandem wheel bearings, da FAG.

O vice-presidente executivo da Schaeffler KG Desenvolvimento Técnico de Produtos e vice-presidente atuante do Grupo Schaeffler Automotive, Dr. Peter Gutzmer, destacou que é obrigação da empresa oferecer produtos otimizados para a transmissão, com os quais possam ser atingidas metas de redução de consumo de combustível e emissões de CO2. Ele completa que com essas indicações, os jurados também prestam homenagem aos esforços que a empresa tem investindo na eficiência de sistemas que favoreçam os componentes inovadores para a transmissão do futuro.

Durante o evento, o Grupo Schaeffler também enfatizou a importância do aumento de eficiência como sendo a chave para a redução de consumo de combustível e emissões, além de destacar sua gama de produtos, que engloba, por exemplo, conceitos de comandos de válvulas totalmente variáveis em motores, bem como sistemas de dupla embreagem de alto desempenho em transmissões, que contribuem com a economia de combustível.

Essa é a primeira vez que o Grupo Schaeffler participa da competição. Entre as centenas de requerimentos submetidos, 30 produtos foram indicados para serem apresentados a especialistas técnicos selecionados entre fabricantes da indústria e fornecedores automotivos durante a Innovation Vernissage. Entre os produtos do grupo indicados para o Innovation Vernissage estava o Eixo balanceador leve da INA (eixo compensador de massas), que substitui os mancais convencionais no eixo balanceador por rolamentos de rolos, reduz o atrito e permite uma otimização significativa da distribuição de massa nesses eixos.