Desenvolvido pela LuK em 1985 para ajudar a combater o ruído dos câmbios causado por altas rotações, por meio da integração em posição neutra do pêndulo centrífugo, a capacidade de amortecimento do Volante Bimassa – DMF foi aumentada. O resultado é o conforto na direção, inclusive para as gerações de motores de alto-torque que estão chegando.

O amortecedor de pêndulo centrífugo é montado no flange do Volante Bimassa e a rigidez necessária do pêndulo é gerada pela força centrífuga durante a operação. A empresa informa que o amortecedor de pêndulo centrífugo não tem uma freqüência natural fixa, pois altera sua freqüência dependendo da rotação. Por isso, é conhecido como \”amortecedor adaptável à rotação\”. A absorção eficiente de um nível de vibração selecionado à freqüência de ignição do motor, por exemplo, pode ser alcançada por meio de uma sintonização apropriada. Com isso, um pêndulo de 1kg de massa reduz em até 60% as vibrações na transmissão.

O isolamento básico das vibrações ainda é feito pelo Volante Bimassa com sistema de amortecimento de molas, em que as vibrações residuais são eliminadas pelo amortecedor de pêndulo centrífugo pela absorção da freqüência de ignição. O novo amortecedor também oferece vantagens com relação ao espaço de instalação. O pêndulo substitui o amortecedor interno que encontramos nos Volantes Bimassa convencionais e não requer espaço adicional. Por isso, é possível aliar ao produto o uso de amortecedores de pêndulo centrífugo, que podem ser usados onde qualquer DMF padrão já tiver sido instalado.

A idéia de amortecedor de pêndulo centrífugo existe há décadas e já está sendo usado em motores de aviões. A massa de pêndulo necessária é de aproximadamente 5kg e a complexidade de sua aplicação em motores impediu que o conhecimento obtido na construção de aviões fosse usado no campo automotivo. Somente quando combinado com um moderno Volante Bimassa, a LuK teve êxito em encontrar uma solução de aplicação viável, possibilitando que o amortecedor de pêndulo centrífugo pudesse ser incorporado ao drive train.