A Honeywell, fabricante de turbos Garrett, acaba de completar nove anos (3.295 dias) sem a ocorrência de acidentes com afastamento do trabalho. O resultado representa um novo recorde na história da empresa, desde que se instalou no Brasil em 1976. A antiga marca era de 350 dias. Para Rogério Machado,   técnico de segurança da empresa, as estratégias voltadas para a conscientização dos funcionários e de programas adotados que visam à eficiência na produção, a qualidade dos produtos, a segurança no trabalho e a preservação ambiental, ajudaram a atingir esse recorde.
O programa, conforme explica Rogério, é suportado por procedimentos utilizados em todas as unidades da empresa em todo o mundo, que promovem a capacitação dos membros da CIPA, para análises de risco de cada posto de trabalho, treinamento permanente, alertas afixados em toda a fábrica e utilização de equipamentos e dispositivos que contribuem para a prevenção de acidentes.
Outros fatores que também contribuíram, segundo o executivo, foram programas de preservação ambiental, a organização interna e outros recursos, como o Seis Sigma, Kaizen, Lean Manufacturing e DuPont 24/7 que contribuíram para a conquista das certificações ISO 9001, 14001TS e 16949:2002, além da OSHAS 18001.