Dados da NTC&Logística revelam que no ano passado foram registrados 12.850 roubos de cargas em rodovias do País, índice 5% menor do que em 2009, quando 13.500 ocorrências foram verificadas. No mesmo período, os prejuízos causados pelo extravio de carga também diminuíram, passando de R$ 900 milhões em 2009, para R$ 880 milhões.
De janeiro a dezembro, a região sudeste foi a que apresentou maior índice de roubo de cargas (79,94%). Apesar do número expressivo, houve uma redução de 6,20% das ocorrências. O norte e o centro-oeste foram as regiões que apresentaram a menor taxa deste tipo de crime, com 2,03% e 2,19%, respectivamente. O nordeste representa 7,21% das ocorrências e o sul 8,63%. Entre os itens que mais foram roubados destacam-se produtos de alto valor agregado, como eletroeletrônicos e componentes de informática, além de cigarros, alimentos e produtos farmacêuticos.
Para a entidade, o volume de ocorrências ainda é grande por conta dos receptadores. “Precisamos cada vez mais combater os receptadores, que são os principais responsáveis por este problema. Estamos trabalhando junto às secretarias de segurança para pedir respostas operacionais para esta questão. Além disso, também atuamos em nível nacional, junto ao Congresso, participando do processo de aprovação de leis para beneficiar o setor”, destaca o Cel. Paulo de Souza, assessor de segurança da entidade.