Projeto deve contar, inicialmente, com 12 empresas parceiras da montadora

O condomínio de fornecedores ao lado da fábrica de caminhões da Iveco em Sete Lagoas/MG começou a sair do papel. A Codemig (Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais), proprietária do terreno e que comercializará os lotes às empresas interessadas, deu início às obras de infraestrutura do empreendimento, que ocupa uma área de 156 mil metros quadrados próximo à MG-060.

Do espaço total, 95 mil metros serão dedicados à área industrial e o restante será ocupado pelo sistema viário, área verde, área de equipamento comunitário e urbano (ilha ecológica e tecnológica).

O prazo previsto para a terraplanagem, abertura de ruas e implantação de rede elétrica, água e esgoto é de aproximadamente 8 meses, e exigirá investimentos na ordem de R$ 9 milhões. Galpões para as instalações dos fornecedores poderão começar a ser construídos antes do término das obras de base.

“Isso significa que as atividades dos fornecedores podem iniciar já em meados de 2013”, disse Gustavo Comparato, diretor de Compras da Iveco. O condomínio de fornecedores deverá receber, numa primeira etapa, 12 empresas, que serão responsáveis pela montagem e entrega à Iveco, em sistema just in time, de componentes como chassi, eixos dianteiros, eixos traseiros, pintura em peças plásticas, montagem de pneus, etc. A montadora ainda pretende contar, entre as empresas ali instaladas, com um fornecedor de serviços de manutenção industrial.

“Este é um importante passo na direção de transformar o complexo de Sete Lagoas numa fábrica de caminhões ainda mais produtiva”, explica José Manoel Jerez, diretor industrial da Iveco Latin America. Ele lembra que a fábrica está sendo otimizada com a adoção das práticas do WCM (World Class Manufacturing), processo produtivo adotado pelo Grupo Fiat Industrial. “O condomínio vai aumentar as sinergias e eficiências de todo o sistema de produção”.