No período o licenciamento não estará condicionado à aprovação na inspeção
A inspeção veicular ambiental está suspensa na cidade de São Paulo a partir de 1º de fevereiro, de acordo com informações da Prefeitura. O motivo é o fim do prazo legal para que a empresa Controlar continuasse realizando o serviço. Agora, novas empresas devem ser contratadas em licitação. Os motoristas que não fizeram a inspeção em 2013 vai poder licenciar o veículo a partir desta segunda-feira (3/02).
Mas, quando o serviço voltar a ser feito na capital, o motorista deve levar seu veículo para a inspeção. Em relação as multas, as aplicadas até 31 de janeiro continuam válidas. Não serão aplicadas novas multas por falta de inspeção ambiental durante o período da suspensão temporária. A Prefeitura diz que, a partir do momento em que o serviço for restabelecido, os veículos que não estiverem regulares terão um prazo determinado para se regularizar. Mesmo com a suspensão temporária da inspeção, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) afirma que, o licenciamento de veículos registrados na capital não estará mais condicionado à aprovação na inspeção.
As novas regras já aprovadas em lei determinam que veículos com até 3 anos não passarão pela inspeção. Depois, até o oitavo licenciamento, passarão a cada dois anos. A partir de nove anos, deverão passar anualmente. Apenas os veículos reprovados deverão pagar a taxa, que é de R$ 47,44 atualmente. A Prefeitura diz que não irá cobrar mais a taxa de inspeção dos carros que são aprovados na inspeção.
Do G1