A linha Volvo VM 2022 está chegando ao mercado com um pacote de mudanças internas na cabine. Além de atualizarem os modelos, as novidades tornaram o modelo mais confortável para o motorista e demais ocupantes, informou a montadora.
A nova cama, item de grande importância para o carreteiro, feita com molas ensacadas e espuma de alta densidade, é mais larga e dotada de extensores. O novo revestimento conta com tecido para e harmonizar com as cores internas da cabine e sob o colchão há espaço para armazenagem.
O acabamento e a cor do painel ganharam tons mais escuros na linha 2022, sem modificar a disposição dos componentes. Também estão com nova cor os bancos do motorista e passageiro, as paredes laterais, a traseira, o teto e as cortinas .
Para o gerente comercial de caminhões Volvo no Brasil, Clóvis Lopes, as mudanças resultaram em um design sofisticado do interior da cabine. “Um traço marcante da linha Volvo que trouxe mais conforto ao condutor e demais ocupantes do veículo”, disse.
A única mudança anunciada pela Volvo fora da cabine na linha VM 2022 está no balanço traseiro mais curto das versões para receber caçamba. Conforme explicação do gerente de engenharia de vendas da Volvo do Brasil, Jeseniel Valério, a alteração tem a finalidade de facilitar a instalação do implemento desde aplicações no transporte urbano até operações de suporte em mineração.
“As mudanças garantem maior versatilidade para o implementador e o transportador com menos perda de tempo com o fornecedor, colocando o veículo para trabalhar mais rapidamente”, complementou.
Este ano as vendas do Volvo VM encontram-se em ritmo forte de crescimento, com 3.693 unidades comercializadas entre janeiro e agosto (volume 63% superior às 2.254 unidades vendidas no mesmo período de 2020). A linha é completa é formada por modelos para atender os segmentos de semipesados e pesados, em variadas aplicações.
Produzido com motorizações de 220cv, 270cv e 330cv, e nas configurações de eixos 4×2, 6×2, 6×4, 8×2 e 8×4, as versões mais recentes do VM foram apresentadas pela montadora ano passado. Uma delas, o VM City é destinado a distribuição urbana; a outra é o VM Light Mixer 8×4 para construção.
As opções pesadas, na versão de 32 toneladas, atendem aos segmentos de mineração e o VM canavieiro Autônomo. Este modelo tem como grande diferencial o fato de trafegar sozinho em linhas de colheitas de cana de açúcar, sendo sua principal vantagem não pisotear nas mudas de cana, promovendo o aumento da produtividade neste tipo de operação.