O IQA (Instituto da Qualidade Automotiva) estará na 1ª Automec Pesados & Comerciais, de 7 a 11 de outubro, no Anhembi, em São Paulo, para lançar a Certificação de Pastilhas de Freio, para fabricantes do produto, e apresenta alguns trabalhos, como a Certificação de Redes de Serviços, que avança entre as grandes organizações de diferentes segmentos. Um deles é o setor de seguros, que caminha para dar um salto de qualidade com a certificação do IQA em 65 oficinas reparadoras, referenciadas pela Bradesco Seguros, Tokio Marine e SulAmérica, todas na Grande São Paulo.

As redes de serviços estão em fase de preparação para receber auditorias do IQA, organismo de certificação acreditado pelo INMETRO. O trabalho é feito por uma consultoria, contratada pela Câmara de Colisão, criada pelo Sindirepa-SP (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo) especialmente para aproximar as seguradoras do mercado reparador e estimular a padronização de serviços. Em seis meses, as primeiras oficinas credenciadas do grupo já começam a receber o selo de Certificação IQA (IQA-CESVI, para funilaria e pintura), atestando que o serviço oferecido possui a qualidade necessária para atender ao consumidor.

\”Sugerimos a certificação às oficinas para mostrar ao consumidor que a qualidade faz parte do nosso negócio, sendo a certificação uma prova dessa cultura\”, afirma José Nogueira dos Santos, diretor do IQA e vice-presidente de Projetos Especiais do Sindirepa-SP. Cerca de 300 oficinas no Estado de São Paulo já estão ligadas à Câmara de Colisão para serem preparadas e assim receberem a certificação.

A Certificação de Redes de Serviços IQA é responsável hoje pela certificação de várias redes de produtos e serviços automotivos, como algumas concessionárias de grandes montadoras. As Redes Oficina Brasil são um outro exemplo, com nove oficinas certificadas na parte de mecânica. Na área de seguros, 700 empresas reparadoras da rede SulAmérica no País estão na mira da seguradora para certificação.

A Certificação de Pastilhas de Freio, destinada aos fabricantes do produto e cujo processo já esta alinhado com a futura regulamentação do INMETRO, visa atestar a qualidade do componente em conformidade com as características técnicas do produto e segue a NBR 14958, norma referente aos métodos de validação para materiais de atrito. Na feira, o IQA ressalta a importância da qualidade das pastilhas, que devem estar de acordo com as especificações técnicas, já que são responsáveis pela eficácia na frenagem e por impactar diretamente na segurança do condutor e dos demais usuários do veículo.

No processo de certificação, a metodologia de ensaios do produto é fundamentada em recomendações técnicas da Comissão de Freios da SAE BRASIL e as etapas incluem auditoria no processo de manufatura, ensaios do produto e conformidade de produção com acompanhamento periódico.