A Iveco acaba de ampliar a oferta de produtos para o segmento de distribuição urbana com o novo Tector 150E21 Economy 4X2. O veículo marca o lançamento da geração Economy, cuja principal novidade é o uso de propulsores com maior potência e torque, aliados a uma significativa economia de combustível, até 15% superior ao líder de vendas do segmento, conforme informações da fabricante. Com PBT (Peso Total Bruto) de 15.400Kg, o novo Tector tem chassi reforçado e versatilidade para receber quaIquer tipo de implemento.
“Estamos estreando no segmento com um veículo cujo nome já tem tradição. Com o novo Tector 15 toneladas Economy, a Iveco oferece ao mercado uma opção que une três características desejadas pelos clientes: robustez, versatilidade e baixo consumo de combustítvel. Além disso, a geração Economy chega para somar ainda mais atributos à gama Tector, que, como dizemos, quem prova, aprova. É um caminhão que leva economia até no sobrenome”, afirma Christian Gonzalez, diretor de Marketing da Iveco.
O veículo foi projetado, desenvolvido e fabricado no Complexo Industrial da Iveco em Sete Lagoas (MG), e passou por uma série de testes feitos pela equipe do Centro de Desenvolvimento de Produto da fabricante, envolvendo quase 1 milhão de quilômetros percorridos em estradas, serras, vias urbanas com e sem pavimentação, além de campos de testes específicos para avaliar a durabilidade e a resistência estrutural do veículo.
O motor FPT N45 do Tector 150E21 Economy apresenta 206 cavalos de potência máxima (a 2.500 rpm) e torque de 720 Nm, na faixa que vai de 1.350 a 2.100 rotações. O propulsor, com quatro cilindros e tecnologia SCR, teve um aumento de cilindrada em relação ao seu antecessor – o motor NEF4 – de 3,9 para 4,5 litros. Testes realizados pela equipe de engenharia da Iveco, em uma aplicação urbana, considerando o veiculo 100% carregado, apontam que o novo modelo economizou 10% mais combustível que o líder do segmento. Numa aplicação urbana, sem carga, a economia chega a 15%.
A transmissão usada é a mecânica Eaton, de seis marchas, com novo acionamento a cabo, que permite um aumento no conforto e na precisão da troca de marchas. Internamente o veículo ganhou novas molas parabólicas da suspensão dianteira do veículo, com capacidade de absorção de impacto e vibrações elevada. Na suspensão traseira, as molas parabólicas de duplo estágio se adaptam melhor aos diferentes tipos de terreno, distribuindo os impactos e contribuindo para a estabilidade do caminhão. Além disso, as molas parabólicas são mais leves e suportam quantidades maiores de carga. A cabine ainda é equipada com molas helicoidais na suspensão posterior.
O eixo traseiro Meritor MS 23-235 usado no Tector 150E21 Economy já é consagrado no mercado e apresenta duas relações de redução. Na caixa baixa, com carga que exige mais força do veículo, oferece ao motorista condições de sobrepor obstáculos do dia a dia com maior facilidade. Na caixa alta, permite guiar o veículo em situações que requerem menos força do conjunto motriz. Por sua vez, o eixo dianteiro Iveco é forjado e tem capacidade técnica para 5.000Kg. O cubo de roda é banhado a óleo, em vez de lubrificado com graxeira, reduzindo paradas para manutenção e aumentado a disponibilidade do veículo para as missões rotineiras do transportador.
O caminhão sai de fábrica com banco do passageiro biposto, escotilha de teto, ABS + EBL, porta-estepe, volante com regulagem de altura e profundidade e ajuste automático das folgas das lonas de freios. Como opcional, o veículo pode ser equipado com ar-condicionado. Os compradores têm dois anos de garantia.