Modelo é fruto de uma pesquisa de mercado feita pela fabricante
A Iveco acaba de introduzir no mercado de caminhões vocacionais seu novo semipesado. Trata-se do Tector Concreto, projetado com base no modelo 260E28 6×4. Segundo a empresa, o modelo é fruto de uma pesquisa de mercado feita pela fabricante, que incluiu diversos trabalhos de campo em clientes que atuam no segmento de construção, como as empresas Cortesia e Supermix.
“A diferença do nosso veículo para as outras opções disponíveis no mercado é que ouvimos a fundo nosso cliente, e acrescentamos ao caminhão todos os opcionais necessários e desejados para a operação das empresas ‘concreteiras’. O Tector Concreto foi pensado não apenas para ser uma máquina de trabalho, mas também para ser confortável ao motorista e demais profissionais que atuam em obras”, desta Alcides Cavalcanti, diretor comercial da empresa.
Segundo o executivo, “as perspectivas de comercialização do novo produto são positivas, uma vez que o novo modelo atenderá diretamente o setor de construção, que detém expectativa de crescimento de cerca de 30% com relação ao primeiro semestre de 2013 e quase 40% em relação ao mesmo período do ano passado”, prevê Cavalcanti.
O Tector Concreto possui um motor FPT de 280 cavalos de potência e 950 Nm de torque. Conta com duas opções de entre-eixos: 3.690 4.815 mm. Além disso, possui tanque de alumínio com 400 litros de capacidade.
Os freios possuem ajuste automático, que oferecem a possibilidade de um número menor de paradas para manutenção. O escapamento é vertical, o que evita que motorista e ajudantes que estejam trabalhando ao lado do balão de concreto tenham contato direto com a emissão de partículas.
Em sua configuração também estão o alarme sonoro de ré (necessário para a segurança nas aplicações), e defletor de ar da hélice do radiador (item que diminui o excesso de poeira dentro das obras). Vale destacar a pré-disposição para controle externo RPTO (Botoeira posicionada no balanço traseiro), que sai de fábrica para auxiliar o implementador na instalação da betoneira, além de garantir a configuração original do veículo.