A Iveco acaba de lançar seu novo caminhão leve Daily 70C16 Chassi Cabine, que chega para disputar o mercado nacional na faixa de sete toneladas de Peso Bruto Total (PBT). Com esta versão, a empresa amplia mais a versatilidade da família Daily, modelo que foi desenvolvido com exclusividade no Brasil.
Os engenheiros do Centro de Desenvolvimento de Produtos da montadora dedicaram a esta versão 25 mil horas/homem de trabalho, durante nove meses. Foram construídos dez protótipos, que rodaram 225 mil quilômetros em testes de durabilidade em percurso severo, cumpriram 3.500 ciclos em pistas especiais para validação estrutural, e realizaram outros 350 mil km em provas de durabilidade de componentes em diversos tipos de rotas.
O Daily 70C16 Chassi Cabine vem equipado com o motor Iveco/FPT F1C, com sistema de injeção commom rail, quatro válvulas por cilindro e distribuição por corrente. Com 155 cv, segundo a empresa é o mais potente de seu segmento e alia força e excelente economia de combustível. Trata-se do modelo mais econômico de sua categoria, homologado para utilizar o B5 e pronto para a normativa Euro IV.
O veículo possui rodado traseiro duplo e duas opções de distância entreeixos (3.450 e 3.750 mm). Conforme explica a montadora, vazio o modelo pesa cerca de meia tonelada a menos que seus concorrentes e, por isso, dentro do limite de PBT total transporta entre 7% e 11% mais carga em relação aos concorrentes. O modelo pode carregar até 4.285 Kg de carga útil. A empresa também destaca a melhor relação carga útil/tara do segmento, 23,5 cv/t, enquanto a concorrência fica limitada em até 16,4 cv/t, proporcionando ao modelo agilidade no trânsito e rapidez nas retomadas.