Modelo entrará no mercado em setembro, com três faixas de potência

1697A Iveco lançou nesta segunda-feira à noite (19/08) em Santiago, no Chile, o Stralis Hi-Way, o caminhão premium da marca, que chega ao mercado brasileiro como o modelo extrapesado com maior itens de serie produzido no País. Eleito o Caminhão do Ano na Europa em 2013 (Truck of the Year), premiação concedida por revistas especializadas em transporte rodoviário de cargas, considerando principalmente a contribuição que o modelo traz ao segmento do transporte no continente, o Hi-Way será disponibilizado – a partir de setembro – em três faixas de potência (440, 480 e 560cv e nas configurações 4×2, 6×2 e 6×4, a nova linha de veículos.

O veículo traz uma série de diferenciais em relação à família Stalis Ecoline já comercializada no País, a começar pelos materiais de acabamento utilizados no interior da cabine, soluções aerodinâmicas e itens de conforto e segurança para o motorista. Bancos com revestimento em couro, apoio de braço e suspensão pneumática (tanto para o condutor quanto para o acompanhante, nos três casos), além de cortina frontal elétrica, são apenas dos diferenciais do veículo.

O veículo demonstra também a preocupação dos profissionais da Iveco com a Ergonomia e outros itens que tornaram a cabine o mais agradável possível, um espaço que reúne  ambiente de trabalho, escritório e a segunda casa do motorista. \”O Hi-Way foi concebido sob a ótica do carreteiro, foi pensado no motorista e tudo que é essencial está ao  alcance das mãos. Os bancos, por exemplo, oferecem muito conforto e evita doenças ocupacionais\”, destaca Christiane Nunes , gerente de marketing e produto. Outro ponto citado por ela é a cama  concebida com tecnologia viscoelástica, que não deforma com o peso do ocupante, além de ser lavável a antimofo.

Marcello Motta, diretor de plataforma e desenvolvimento de produto da empresa, acrescenta que as soluções aerodinâmicas aplicadas ao Hi-Way, cuja cabine tem 2,5m de largura, proporcionam um ganho de até três por cento no arrasto aerodinâmico, que resulta em menor consumo de combustível. Ele destaca outras soluções do veículo, como o piso semiplano da cabine que permite uma pessoa de até 1,90m ficar em pé sem encostar a cabeça no teto e o câmbio automatizado de 16 velocidades como item de série. Em relação à motorização, Motta cita que a versão de 560cv tem cabeçote em alumínio e turbina de geometria variável, cuja tecnologia permite menor esforço e mais durabilidade do componente.

Os preços divulgados para a linha Hi-Way começam em R$ 320 mil para a versão 4×2 e vão até R$ 395 mil para a de 560cv (6×4). Alcides Cavalcanti, diretor comercial da Iveco, reforça os atributos dos novos extrapesados da marca citando os quatro anos de garantia e o trabalho que a empresa fez em parceria com a rede de concessionários (110 casas no Brasil) para garantir a disponibilidade do veículo, com prazos bastantes rígidos inclusive para a reposição de peças e garantir que o caminhão fique o menor tempo possível parado em manutenção.