O Mercedes-Benz L 1620 é o caminhão mais vendido em 2005, com 6.414 unidades comercializadas, e por isso a montadora conquistou o título de \”Caminhão do Ano\”, no Prêmio Lótus 2006, evento realizado ontem (10/04) pela revista Frota&Cia, em São Paulo. Além disso, a marca se destacou nas vendas do chassi urbano para ônibus OF 1722, obtendo também o prêmio de \”Chassi do Ano\”. Ao todo, a Mercedes-Benz conquistou dez títulos no Prêmio Lótus 2006, que tem por objetivo destacar em 21 categorias os modelos e marcas que obtiveram o melhor desempenho comercial no mercado doméstico.
A Volkswagen recebeu o prêmio \”Caminhão Médio do Ano\”, com 2.187 unidades vendidas em 2005 do modelo 13.180; também recebeu o título \”Marca do Ano em Caminhões Leves\”, com 35,66% de participação de mercado, com 7.297 unidades comercializadas em 2005, além de obter a premiação \”Marca do Ano em Caminhões Médios\”.
O FH 12 380 deu à Volvo o título de \”Caminhão Pesado do Ano\”, com vendas de 2.979 unidades do modelo, enquanto a Ford, por sua vez, obteve o título \”Caminhão Semileve do Ano\” através do modelo F350, com 1.955 unidades vendidas no ano passado, além do título de \”Marca do Ano em Caminhões Semileves\”, com 33,44% de market share ou 2.485 unidades vendidas.
Já a Scania recebeu o prêmio \”Marca do Ano em Caminhões Pesados\”, com 25,83% de market share ou 5.217 unidades vendidas, além do título Chassi Rodoviário do Ano, adquirido com o modelo K310, com 340 unidades comercializadas em 2005.
A Fiat se destacou nos prêmio Furgão Leve do Ano, através do modelo Fiorino, com 12.232 unidades contabilizadas no ano passado.
A Agrale obteve a Marca do Ano em Chassis Leves, com 2.798 unidades comercializadas em 2005.
Com base nos números de vendas ao atacado divulgados pela Anfavea (Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores), os melhores produtos e empresas do ano são destacados com o Prêmio da publicação.