O Ministério Público do Trabalho concedeu uma liminar que obriga as empresas a controlar a jornada dos motoristas de caminhão para barrar os abusos motivados pela pressa de entregar cargas. Segundo a liminar, os caminhoneiros serão obrigados a mostrar o tacógrafo aos fiscais, para verificar a velocidade e a distância percorrida. Além disso, os motoristas que excederem oito horas diárias devem receber hora extra, sendo que o limite será de dez horas trabalhadas por dia. Motoristas e transportadoras que não cumprirem a liminar serão multados, porém a decisão enfrenta resistências.

Uma pesquisa do Ministério Público do Trabalho mostrou que 46% dos motoristas de caminhão dirigem mais de 16 horas por dia, fato que leva os motoristas brasileiros a tomarem remédios para não dormir e os caminhões se envolverem em 70% dos acidentes de trânsito no Mato Grosso. Para o procurador do Trabalho, Paulo Douglas de Moraes, essa situação é o resultado de um conjunto de fatores, dentre os quais o destaque é a construção do lucro das empresas, baseado na exploração de mão-de-obra de seu motorista.