A nova linha de caminhões Iveco Stralis NR, que acaba de ser lançada, tem como um de seus diferenciais em relação aos modelos anteriores a redução quase pela metade do número de revisões. Maurício Gouveia, diretor de pós-venda da Iveco Latin America, afirma que o custo de manutenção dos novos modelos está abaixo da média praticada pelo mercado, em dois anos de manutenções programadas. Os cálculos de Gouveia estão baseados na comparação com preços públicos sugeridos pelos concorrentes sobre a cesta básica da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), que inclui óleo de motor, câmbio e diferencial e filtros de ar, óleo e de combustível, separador de água, antipólen e correia. A manutenção inicial dos modelos Stralis NR para aplicações em bitrem e rodotrens, por exemplo, está afixada nos 30 mil km (antes a recomendação era 10 mil km) e as revisões periódicas que antes eram feitas a cada 20 mil km passaram a ser a cada 30 mil km. “Tudo isso sem prejuízo à qualidade do produto”, conclui Gouveia.