Ação, realizada desde 2007, atendeu a mais de 12 mil motoristas autônomos

O Despoluir – programa de cunho ambiental realizado pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) e o Sest Senat – acaba de atingir a marca de um milhão de aferições em caminhões e ônibus em todo o Brasil. Lançado em 2007, o projeto já atendeu a 10 mil empresas e a mais de 12 mil caminhoneiros autônomos.

“Na prática, o trabalho representa menos emissão de poluentes nas cidades e nas rodovias, menos consumo de combustível e maior consciência ambiental entre os transportadores – motoristas de empresas, autônomos e outros trabalhadores. Isso se traduz em mais qualidade de vida aos cidadãos”, destaca o presidente da CNT, Clésio Andrade.

A principal ação do Despoluir é o projeto Redução da Emissão de Poluentes pelos Veículos, que consiste na aferição do nível de material particulado (fumaça preta) emitido pelos veículos pesados. Os ônibus e caminhões que estão de acordo com os padrões ambientais recebem o selo do Despoluir, enquanto os motoristas de veículos reprovados são orientados sobre a necessidade de se fazer a manutenção correta para emitir menos poluentes e economizar combustível.

Além do projeto de aferição, o Despoluir conta com os projetos “Tecnologias e Energias Limpas”, “Gestão Ambiental” e “Caminhoneiro Amigo do Meio Ambiente”. Outra ação de destaque é o incentivo à adoção de práticas ambientalmente corretas por profissionais do transporte. Esta ação é realizada pelo Sest Senat por meio de cursos ministrados em todo o País nos quais o tema meio ambiente faz parte da matriz curricular.

Da Agência CNT de Notícias