1080Hakan Samuelsson, presidente mundial do Grupo MAN, fabricante de caminhões com mais de 250 anos de atuação, e que já está presente no Brasil através da aquisição da Volkswagen Caminhões e Ônibus, em 2008, disse que após a integração com a montadora do Brasil a empresa tornou-se o terceiro maior grupo do mundo na produção de caminhões e ônibus. Durante entrevista a um grupo de jornalistas da América do Sul, Samuelsson adiantou alguns dos planos de atuação no Brasil, com destaque para o início das vendas de modelos da marca no País, que deverá acontecer somente após 2011 e com motores acima de 400cv de potência, não atendido por veículos da marca Volkswagen. O presidente do Grupo MAN anunciou também uma parceria com a MWM International para o fornecimento de propulsores dos modelos que irão completar a linha de produtos que saem da fábrica de Resende/RJ. “Vamos ter as duas marcas com características bem definidas. A Volkswagen é muito forte e não queremos mudar nada”, disse o executivo. O presidente da MAN Latin América, Roberto Cortês, lembrou na ocasião que a linha atual da VW vai de cinco a 57 toneladas de PBTC, com motores de 120 a 370cv de potência, e com a chegada da nova família de caminhões MAN e sua tecnologia, a marca se fortalece ainda mais no mercado. “Precisamos nos fortalecer no segmento acima de 45 toneladas de PBTC”, salientou. Ainda de acordo com Cortês, os primeiros produtos para o País serão os modelos MAN TGX e TGS, que serão produzidos na fábrica de Resende com alta taxa de peças locais. Quanto aos motores, acrescentou que os propulsores que irão equipar os modelos Volkswagen, no lugar dos Cummins, serão MAN produzidos no Brasil com parceria de produção com a MWM International.